Redação sobre uma viagem que fizeram (detalhando o ambiente)

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Meu Paraná

Nas minhas férias de janeiro de 2008 eu e minha família fomos na praia de Matinhos no Paraná, perto de Curitiba. Na estrada eu vi muitas coisas interessantes como: flores, carros, rios, pássaros, plantações…

Logo no começo senti um cheiro horrível; até achei que alguém tinha soltado um pum!!! Mas minha mãe e meu pai me explicaram que a gente estava perto de um usina de cana- de – açúcar, aliás eu vi muitas plantações de cana-de-açúcar. E é da cana de açúcar que se faz o açúcar usado para adoçar nossos deliciosos doces.

Também vi muitas plantações de “soja”, não dá nem para imaginar que daquelas bolinhas faz óleo para fritar as batatinhas que eu tanto gosto!!!

Não posso esquecer de falar das plantações de milho que já vi. Eu amo milho cozido com arroz e na espiga… enfim de todo jeito.

Ah… vi também muitas criações de gado, o gado que dá a carne do churrasquinho que eu tanto amo!!! E a vaquinha que me dá o leite que eu tomo que a nutricionista mandou eu tomar para fortalecer os ossos, para eu crescer e ficar forte.

Nessa viagem eu percebi uma coisa muito interessante… Em alguns lugares eu vi que a terra era de uma cor avermelhada e aí lembrei que um dia a professora falou que a terra vermelha é a melhor terra para se plantar. Lá perto de Curitiba eu vi que a terra é da cor branca, e não tem quase nenhuma plantação de milho, soja, trigo, mas tem aquelas árvores grandes que faz no papel.

Quando cheguei à praia não vi nenhuma plantação de produtos alimentícios. Mas quando eu ia comer eu já sabia de onde quase tudo vinha, e algumas vezes eu percebi que vinha aqui de perto da minha casa; como por exemplo: a picanha que eu comi; vinha daquele boi que eu vi na estrada; o suco que eu tomei com açúcar; vinha lá daquela usina fedorenta, o peixe que eu comi veio lá do fundo do mar.

Nessa viagem além de me divertir eu aprendi que nós não podemos viver sem a agricultura. E como é RICO meu PARANÁ, você já percebeu? Sou pé VERMELHO com muito orgulho.

Giovanna Bueno Antunes/ Nova Fátima- Paraná

~ por monicadeoliveirapedro em novembro 7, 2008.

Deixe uma resposta

 
