Informática para a mudança na educação

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0cm } P.western { font-size: 12pt; font-weight: bold } P.cjk { font-size: 12pt; font-weight: bold } –>

O uso do computador nas escolas

Desde de algum tempo as pessoas já vem falando, escrevendo artigos, sobre o uso dos computadores nas escolas em algumas disciplinas. Assim sendo, tornou-se necessário a especialização de professores nessa área, pois, houve um grande avanço em nossa sociedade cultural, novos hábitos, novos modos de trabalhar e de aprender, novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação, foram surgindo. (Tornando se necessário a Introdução à Educação Digital).

A educação escolar não podendo ficar para trás, resolveu se organizar e criar cursos,(como exemplo temos o Proinfo) visando estimular o professor e o gestor escolar a refletir sobre o porquê e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre os diversos temas que fazem parte de sua prática docente.

Se fizermos uma pesquisa sobre o uso das tecnologias em sala de aula, vamos perceber que existem vários artigos que podem nos ser de grande valia. Quando nos referimos a uso de computadores em sala de aula, principalmente no ensino de ciências e de matemática, o computador se torna uma ferramenta muito útil, podendo ajudar professores juntamente com seus alunos, a resolver problemas valendo-se de modelos físicos e de modelos que se possam utilizar o computador.

Como por exemplo o uso de planilhas, que no caso do programa que utilizamos o Linux, é o Broficce.orgCalc., uma tabela multifuncional, preparada para efetuar cálculos, operações matemáticas, projeções, análises de tendências, gráficos ou qualquer tipo de operação que envolva números. Assim futuramente poderemos trabalhar álgebra com os nossos alunos da 8ª série do ensino fundamental e séries do ensino médio, levando em conta que a computação permite oferecer um conjunto mais rico de experiências algébricas para todos os estudantes.

O exemplo citado acima é apenas um, dos que podemos trabalhar com os nossos alunos utilizando o computador, ou seja nosso laboratório de informática. Os alunos de grau intermediário gostam de criar coisas e de usar a tecnologia, “portanto está em nossas mãos tornar o ensino e a aprendizagem cada vez melhores, pois não somente alunos aprendem mais, e gostam do que estão fazendo , mais os professores também.”

Não podemos esquecer que existem alguns alunos que já cresceram em ambientes ricos de tecnologia e as usam na vida cotidiana para estudar, relacionar-se, comprar, informar-se, divertir-se, estes, portanto, não sentirão dificuldades em trabalhar com o computador no laboratório, pelo contrário pode até nos auxiliar em nosso trabalho, já que (meu caso) muitos ainda estão se adaptando a esse novo ambiente tecnológico, incorporando-o cada vez mais à sua vida cotidiana.

Sendo assim, o curso do Proinfo, que estamos fazendo, nos é de grande valia , pois, está nos proporcionando um grande conhecimento relacionado a Introdução à Educação Digital, fazendo com que possamos descobrir, que sempre é tempo de mudanças e de aprendizagem, principalmente no que diz respeito à educação, e que o importante é que não deixemos nos intimidar pelo desconhecimento desse tipo de trabalho, pois podemos mudar de postura modificar nosso ambiente social e juntamente com nossos alunos enriquecer nossa produção e atuação, promovendo assim à educação digital.

Bibliografia:

Artigos de: Albrecht Bob

Luscombe Clint Mason

Widmer Connie

Firedrake George

Sheffield Linda

Niess Margaret

Introdução à educação digital: caderno de estudo e prática/ Beth Bastos… [et al.] – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008. 268 p.

1. Educação a distância 2. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. I. Bastos, Beth. II. Brasil. Ministério da Educação . Secretaria de Educação à Distância.

~ por monicadeoliveirapedro em outubro 6, 2008.

Uma resposta to “Informática para a mudança na educação”

  1. Oi Mônica

    Excelente as postagens. Seus alunos vão adorar utilizar o Blog e suas aulas ficarão um show com a uiltização da TV Multimídia.
    E lembre-se qualquer dúvida estou a disposição na CRTE.

    Beijos e bom trabalho,

    Bia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: