Aprendendo com e ao longo da vida

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

APRENDENDO COM E AO LONGO DA VIDA

A educação em seu âmbito geral pode nos tornar pessoas mais livres, que aprende a conviver com nossas dificuldades, que aprende a conviver com as pessoas, com os animais, com o planeta, com o universo. A mesma é muito eficaz quando nos ajuda a vencer, enfrentar e a encontrar forças para avançar e alcançar novos caminhos de realização. É preciso que a educação participe como um todo em nossas vidas, para que ela faça parte da construção do nosso ser pessoal, profissional e social. “Isso está em nossas mãos.”

Todos os momentos de nossa vida, são momentos de aprendizagem, com o passar dos anos vamos mostrando o que aprendemos, o que somos, em que nos transformamos, o que é autêntico e o que não é. É no começo da idade adulta que vamos nos definindo em todos os campos-o intelectual o emocional e o profissional. Nossa personalidade e maneira de pensar ficam mais perceptíveis, mas ainda podemos nos iludir, perder a nós mesmos, adiar decisões.

Quando chegamos na maturidade, mostramos o que realmente somos, o que aprendemos, o que nos complica e o que nos realiza, nossos pontos fortes e fracos, o que conseguimos e o que deixamos de lado, pode ser uma etapa muito rica, pois repensamos algumas decisões, buscamos novos desafios, podemos ser pessoas mais livres e realizadas, mesmo que o físico não seja mais o mesmo.

Porém, existem alguns que aprendem pouco com a vida, vivem por viver e se contentam com expectativas mínimas, e acreditam que não vale a pena ir além. Um dos grandes encantamentos da vida é poder evoluir, crescer, ser pessoas mais plenas, mesmo com muitas contradições, dificuldades e perplexidades.

Não podemos perder de vista que nossa vida é um processo contínuo de aprendizagem, de evolução e de realização e com certeza um desafio maravilhoso.

~ por monicadeoliveirapedro em setembro 29, 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: